EDUCAÇÃO
São Paulo tem que voltar a ser uma cidade educadora. Defenderemos algumas medidas:
Introduzir na formação da cidade, o componente curricular sobre o Meio Ambiente (Letramento Ambiental), com aulas práticas de como protegê-lo e a realização de concurso anual com premiação de viagens pedagógicas nos períodos de recessos para as melhores iniciativas da comunidade escolar;
Retornar em todas as construções dos CEUs (Centros Unificados de Educação), o bloco da Educação Infantil mantendo nos já em funcionamento o atendimento de bebês e crianças pequenas e construir CEUs verticais nas regiões da cidade;
Organizar o atendimento da oferta na Educação Infantil garantindo a bebês e crianças o atendimento educacional com jornadas de segunda a sexta exclusivamente diurna sendo que qualquer oferta de atendimento no período noturno será expressamente proibida na Rede Municipal de Ensino sendo este atendimento ofertado por Organizações Sociais vinculadas a Secretária da Assistência Social.
Garantir aos professores que atuam na rede parceira, enquanto não ingressam na rede direta, a diminuição da jornada de trabalho para 6 (seis) horas e redução do número de bebês e crianças. Considerar o tempo de exercício nos CEIs parceiros, como títulos a serem considerados na pontuação para a realização de provas em concursos públicos no ingresso à rede direta.
Retornar a ampliação da oferta do atendimento em Educação Infantil pela rede direta e proibir a privatização do atendimento educacional em todas as escolas municipais bem como a adoção do modelo de escolas cívicos militares;
Exigir o cumprimento aprovado nos Planos Municipal e Nacional de Educação que estabelece a diminuição do número de crianças por educador;
Inclusão real no processo educacional do município das crianças com deficiências com a adoção de todas as medidas necessárias:
Diminuição do número de crianças, professor auxiliar, rede de apoio com especialistas e formação continuada para todos os educadores; e a garantia de toda acessibilidade necessária.
Proibição da realização de Obras durante o atendimento educacional em todas as unidades, as mesmas, serão por contrato, realizadas fora do horário de funcionamentos das unidades escolares;
Incluir no ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) para auxiliar o professor polivalente, aulas de língua portuguesa e matemática ministradas por professores das respectivas áreas.
Ampliação da Carreira do Quadro dos Profissionais do Apoio a Educação, reposição das perdas salariais originadas pela não incorporação dos abonos complementares.
Revogação do SAMPAPREV e a devolução dos valores confiscados inconstitucionalmente dos proventos dos aposentados bem como garantir a aposentadoria nas exigências anteriores principalmente dos que exercem seu magistério na educação Infantil;
Exigir a efetivação de mecanismo para a implementação das diretrizes curriculares sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena previstas no artigo 26.A da LDB, Leis 10.639 e 11.645, com aprimoramento dos currículos na formação continuada, bem como elaborar e difundir materiais didáticos, paradidáticos e pedagógicos sobre a temática, direcionados aos profissionais da educação e estudantes;
Efetivar ações multisetoriais no processo de formação da cidade que integre a Cultura o Esporte e outras vivencias sociais no processo educacional.